Em frente, vamos!.

EM FRENTE, VAMOS! Com presença, serenidade e persistência, há boas razões para esperar que isto é um bem...

Páginas

terça-feira, 14 de setembro de 2010

PL, in "Correio do Vouga" - 2010.09.15

Gostar de não gostar

Este dilema linguístico, que diz muito sobre o estado emocional, transmite tudo, ou quase, sobre o que pode ir na alma de cada um quando confrontado com a crueldade de alguns factos.

Será isto o que se chama arrependimento?! É crível que não seja bem arrependimento. É uma mistura de arrependimento com gosto por se ter gostado. Inexplicável, provavelmente.

É que o arrependimento implica uma vontade deliberada de mudar de vida; uma determinação consciente e sincera de alterar as situações com implicação no futuro.

Não é bem o caso!

Na verdade, há outros sentimentos, outros conceitos emotivos, outras forças anímicas que nos impelem para apreciar muito, ou pouco, algo que temos de fazer ou experimentar. Há as coisas boas da vida – o bom e o belo têm, indicam em si, algo de subjectivo, isto é, que depende do sujeito (ou da sujeita!) que o expressa ou sente?! – e também há coisas menos boas e péssimas; umas provocadas pelo próprio, outras pelas circunstâncias dos tempos, e, outras ainda, pela precariedade dos elementos, como são os casos do comer, vestir, possuir, do perecível, da velhice, da morte,.. tudo momentos, ocasiões que nos impelem para a luta pela sobrevivência, saciamento e bem-estar!

Ora, em bom-português-ligeiro, corrente, em linguagem falada, há alhadas, em que nos metemos ou mete, que gostaríamos de não gostar delas! Mas depois de lá estar,… como sair garantindo a continuidade do bom e do belo da vida?!

Vamos a factos!

Quem não gostaria de ver o Benfica jogar em Aveiro, com o Beira Mar?!

Toda a gente que goste de futebol, do “show biz” ou de outro “show” qualquer, gostará de ver o maior espectáculo do mundo (a seguir ao Circo! Porém, há ideia do Circo estar a ser ultrapassado no ranking. O futebol começa a ter mais variedades que o Circo e o Circo tem mais números de bola - coisa séria! – que o próprio futebol!?)!

Ora como o Benfica não autoriza (isto é que é o denominado empolamento dos factos!) que os adeptos e sócios vejam os jogos fora do Estádio da Luz, uma dúvida trespassa seis milhões de adeptos: porquê?

Será pelos erros do Benquerença (valerá a pena reflectir sobre a raiz do sobrenome!)? Não…

Ligas e ligações (perigosas)?! Não…

Ou será pela planificação falhada?! Não…

Pela corrupção visível (a acreditar em telefonemas, livros, testemunhos)?! Não…

Com receio dos adeptos começarem a assobiar a própria equipa?! Não…

Pelo clima de guerra que foi criado do Mondego para cima e na região do Algarve?! Não…

Ninguém viu nada, ninguém sabe de nada, tudo imaculado!? Então porque será?!

Força com a demagogia!

Há coisas que gostávamos de não gostar, não há?

Sem comentários: