Em frente, vamos!.

EM FRENTE, VAMOS! Com presença, serenidade e persistência, há boas razões para esperar que isto é um bem...

Páginas

terça-feira, 29 de junho de 2010

PL, in "Correio do Vouga" - 2010.06.30

Pequenas grandes vitórias


O tempo é verdadeiramente de “carpe diem”! A esperança, mesmo com o Verão e as férias a refrescarem o ânimo, não compensa todas as privações que se exigem e que se fazem sentir sem que se perceba bem porquê.

Então, temos de ver claro onde está escuro; pintar cor-de-esperança o que está sombrio e soturno. Ânimo, ânimo contra tudo e contra todos os que se deixam derrotar!

Quando o Correio do Vouga chegar a todos os recantos, porque decorre o mundial da África do Sul, espera-se, esperamos todos, os Portugueses e adeptos da equipa de futebol nacional, que Portugal esteja já nas meias -finais da competição!

Quando a perspectiva de um novo ciclo de vida se fecha, não se pode chegar ao recobro! Se a vida nos vira as costas – qual Rei Leão (o filme!)! – nós viramos as costas à vida! Para querer assumir como universal esta premissa, às vezes é preciso virar as costas a alguma coisa para que se note a diferença!

E depois há a solidariedade dos mais próximos, dos de perto e dos de longe (muitas vezes os que estão mais perto!).

Pensar como as pessoas se organizam, sem se conhecer, para apresentarem novas ideias e projectos para o Parque (que se quer) da Sustentabilidade, na cidade de Aveiro, é um sinal de proximidade!

Olhar para Nª Sª de Fátima e ver que o desenho no papel de mais um traço assassino de um território-património que se quer dissecar, esventrar, dividir em nome de uma má gestão do lixo comum, é mais um grito de quem vê mais longe. Não é possível ter vistas curtas perante quem quer fazer de um centro de lugar vivo, mas esquecido, uma auto-estrada para camiões do lixo que, a qualquer hora mas sobretudo de madrugada, por ali projectam passar para despejos na Unidade de Tratamento Mecânico-Biológico!

Habituados a não haver uma sensibilidade na gestão do bem público como bem comum, chega o momento em que uma pequena vitória, torna-se uma vitória grande.

As pessoas cansam-se de quem as maltrata! Então, unem-se, juntam esforços e, passo a passo, tudo fazem para chegar longe!

Sem comentários: