Em frente, vamos!.

EM FRENTE, VAMOS! Com presença, serenidade e persistência, há boas razões para esperar que isto é um bem...

Páginas

quarta-feira, 12 de maio de 2010

PL, in "Correio do Vouga" - 2010.05.12

Passou a crise. Vamos lá pagá-la!

Como prevíamos a semana passada, com a vitória do Benfica os mercados financeiros iam começar a reanimar; basta verificar as notícias de Segunda-feira, 11 de Maio!

Animaram-se os mercados, é certo, mas também as ruas, as praças, os empregos, os desempregos, … E esta é a primeira referência, a animadora!

Porém, ainda permanece sobre as nossas cabeças aquela nuvem quem provém da Islândia! – (Como a Islândia está a ser um sinal para todos nós, primeiro a declaração de Bancarrota, depois o vulcão!...)

Essa nuvem até pode ser com aspas! Quer dizer, ainda há justificadas apreensões quando olhamos para a nuvem, mesmo sem a ver, e sabemos que ela paira sobre nós, ameaçadora. É uma nuvem que nos tolhe os movimentos, os sonhos, a esperança de vivermos de forma justa e harmoniosa com os outros e com a vida.

Na verdade, há coisas tão simples de operacionalizar, de concretizar, que até parece que, quem governa o mundo, brinca connosco! E essa desconfiança no humano é que gera as verdadeiras ameaças; aquela as são imprevisíveis! Por exemplo, as medidas decisórias que fazem das pessoas uns peões de tabuleiro, num qualquer jogo de interesses.

É que, com a natureza, as forças da natureza, podemos nós bem. Somos natureza também!

Porém, alguém entende que não se saiba, para salvaguardar uma despesa com uma eventual “doença”,sobretudo quando pode ser grave, quanto é importante criar um “pé-de-meia” ou contratualizar um bom seguro?!

O que é que os ministros das finanças europeus resolveram esta segunda-feira? Uma decisão extraordinária: “dado que o Euro está gravemente ferido e a doença tende a alastrar, vamos fazer um mealheiro com algumas poupanças”!

No fundo, é apenas isto! Até poderíamos respirar de alívio se a solução não fosse tão evidente. E isto, tão simples, agora vai custar muito caro. Tão simples que até incomoda.

Agora vamos lá pagar isto!

Somos acusados de vivermos acima das nossas posses.

Mas já nem se sabe onde ir buscar mais dinheiro para pagar!? Pronto, conformamo-nos. Mas… alto lá!... acima das nossas posses?!... Vamos lá ver quem é que não anda a pagar o que deve…

Um país envelhecido, … com muitos aposentados… não se pode contar com eles para pagar a dívida – provavelmente contribuíram nos termos da lei.

Muitos desempregados – estes não contam, já pagaram tudo.

Jovens – ainda não recebem!

População no activo – pagam tudo honradamente e não tem mais por onde dar; são os “ordenados mínimos” de cada honesto desempenho profissional. Vive-se para o carrito e para comer! – os indicadores de consumo que dão sinal de recuperação.

Então quem é que anda por aí a esbanjar? Quem pode fugir aos impostos? Quem tem muito dinheiro fora do país? Os protegidos de quem tem o poder financeiro? Os “fugas”?

Ah! Ficamos sossegados. Pelo diagnóstico já vemos que são estes últimos que num ataque de arrependimento vão pagar!?.

Alguém acredita?

Sem comentários: