Em frente, vamos!.

EM FRENTE, VAMOS! Com presença, serenidade e persistência, há boas razões para esperar que isto é um bem...

Páginas

terça-feira, 13 de abril de 2010

PL, in "Correio do Vouga" - 2010.04.14

Derby e Maratonas


Por estes dias joga-se mais jogo entre vizinhos com sede em Lisboa.

Como é curioso!? A expressão universalizou-se, sobretudo para o futebol, como Maratona estará para o atletismo.

A rivalidade sobre o domínio do eixo fluvial (Derwent) e a riqueza das terras e florestas da região de Derbyshire provocaram, na cidade inglesa com o mesmo nome, Derby, constates escaramuças, desde os Vickings; o seu posicionamento geográfico (quase idealmente situada no coração da Inglaterra, equidistante de ambas as costas, leste e oeste) terá sido inspirador para associarem, a uma boa disputa, a algo com o que secularmente é vivido no centro de Inglaterra.

Maratona universalizou-se assim também, como sabemos.

No ano de 490 a.C. quando os soldados atenienses partiram para a planície de Marathónas para combater os persas, na Primeira Guerra Médica, as suas mulheres ficaram ansiosas pelo resultado porque os inimigos tinham jurado que, depois da batalha, marchariam sobre Atenas, violariam as suas mulheres e sacrificariam os seus filhos.

Ao saberem dessa ameaça, os atenienses alertaram as esposas para, se não recebessem a notícia da vitória em 24 horas, matar os filhos e, em seguida, suicidarem-se.

Ganha a batalha, mas com a luta a levar mais tempo do que haviam pensado, temendo que executassem o plano, para o evitar, o general grego Milcíades ordenou que o mais veloz dos seus soldados, Filípides, corresse até Atenas, situada a cerca de 42 km dali, para levar a notícia. Filípides correu essa distância tão rapidamente quanto pôde e, ao chegar, conseguiu dizer apenas "vencemos", e caiu morto pelo esforço.

O que nos ensina a história?!

Depois do derby (mediático) de Carcavelos (entenda-se, Congresso do PSD) para escolher o seu “Filípides” vamos ver se ele consegue chegar a “Atenas” a tempo do PEC (Parar a Execução Colectiva)!!

Nas Maratonas temos tradição! Aprender com os gregos, com Sócrates à cabeça, é o que temos feito, mesmo noutros PEC’s.

As provas de longa duração ganha quem tiver maior capacidade de superação e resistência!

Sem comentários: