Em frente, vamos!.

EM FRENTE, VAMOS! Com presença, serenidade e persistência, há boas razões para esperar que isto é um bem...

Páginas

terça-feira, 30 de março de 2010

PL, in "Correio do Vouga" - 2010.03.30

Na Maior


Por estes dias a maior parte das pessoas viaja à boleia de Jesus!

Efectivamente, com o início triunfal, do Domingo de Ramos, entrámos na Semana das Semanas, aquela em que, com Jesus, chegaremos ao Ressuscitado.

A Páscoa Católica é uma das datas mais importantes do Cristianismo. A Páscoa, com a sua datação móvel (a data varia de ano para ano), serve de referência para outras datas. O dia é calculado como sendo o primeiro domingo após a Lua Cheia que ocorre após a entrada do Outono no hemisfério Sul ou da Primavera no hemisfério Norte, podendo ocorrer entre 22 de Março e 25 de Abril.

Sendo verdade que o calendário litúrgico e a tradição cristã determinam, numa sociedade secularizada, o ritmo destes dias, de encontro de uns com os outros, não é menos pertinente constatar outras formas de ver a mesma intensidade dos dias com sentidos que oscilam entre o diametralmente oposto e, com um bocado de esforço, um pouco complementar.

Ora “estar na Maior” (Semana do Ano), pela força marcante dos acontecimentos, pela intensidade de vida, não é menos próprio usar a expressão jovial com significado “estar bem”!

As gerações mais novas adoptaram a expressão, querendo genericamente dizer que “estamos bem”; a vida decorre com tudo que se poderia desejar; desfruta-se o máximo do que se pode.

Uma vida descontraída, sem compromissos, também nos remete para a mesma concepção. E por estes dias viaja-se, de um lado para o outro, à boleia de Jesus - pelo sacrifício de um só homem, vivem-se dias de feriado, de férias!

É assim um pouco por todo lado. Mas os países do sul da Europa, às voltas com os planos de estabilidade (autêntico calvário para o comum dos cidadãos) e crescimento (a libertação que se anseia), vivem estes dias, como um pouco todo o ano, na esperança que chegue o sol, o calor, o bom tempo. E tudo o resto virá por acréscimo.

Há ainda, para terminar a sensação “maior”, o significado de estar no topo de qualquer coisa!

Também aqui Jesus dá uma boleia!

Há muito que a família (benfiquista) não era tão devota!

Na verdade, depois de tantos calvários, acredita-se que é pela mão deste Jesus que chegará o ressurgimento!

Sem comentários: