Em frente, vamos!.

EM FRENTE, VAMOS! Com presença, serenidade e persistência, há boas razões para esperar que isto é um bem...

Páginas

terça-feira, 28 de julho de 2009

PL, in "Correio do Vouga" - 2009.07.22

À procura do “trans”

“Onde está o trans?” poderia ser o título de uma saga histórica caracterizadora da época que agora vivemos – mais uma, por sinal!
Tal como a série, “Onde Está o Wally?”, de livros de carácter infanto-juvenil criada pelo ilustrador britânico Martin Handford, onde o leitor encontra ilustrações que geralmente ocupam a página inteira, nas quais num lugar está desenhado o Wally, personagem central da série, e alguns dos seus objectos, também aqui, no tempo que vivemos, o leitor poderá experimentar, nas ilustrações que cada dia coloca ao nosso dispor, essa mesma sensação de pesquisa universal acerca do elemento formativo “trans”, “para além de”!
Esta nota vem a propósito do momento único que nos é dado viver, em que, depois de elevar ao máximo as liberdades absolutas para cada indivíduo, nota-se um retomar da diversidade como alavanca para o bem comum.
Qualquer assunto, em todas as reuniões de trabalho, qualquer projecto, a curto ou a médio prazo, tem maior aceitação sem for… transversal. Se reunir sinergias, se houver vários parceiros, vários saberes,… para resolver ou tornar resolúvel a proposta!
A educação, a cultura, a saúde, a justiça, a acção social,… só tem solução, nos vários problemas que apresentam, se se encontrar uma plataforma “transdisciplinar”.
Portanto, o tempo dos saberes enciclopédicos está de volta. Não há disciplina que não deva ser abordada em "enkyklios paideia", isto é, no sentido literal, "educação circular".
Assim, a cultura é transversal à ciência, às artes, à literatura, ao cinema,…
A educação é transversal à cultura, à literatura, à saúde, à acção social,…
A saúde é transversal à educação, à cultura, à arquitectura,…
A arquitectura é transversal ao planeamento, demografia, artes,…
A família é transversal…
Tudo é transversal porque cada pessoa, só por si, bateu no fundo do relativismo em que caiu!
Reergue-se uma nova era, a dos saberes partilhados.
Já ninguém saberá de tudo sozinho e, mesmo que saiba muito, fica mais rico se o partilhar!
A era das transversalidades, chegou!
Que venha em boa hora.

Sem comentários: