Em frente, vamos!.

EM FRENTE, VAMOS! Com presença, serenidade e persistência, há boas razões para esperar que isto é um bem...

Páginas

terça-feira, 7 de abril de 2009

PL, in "Correio do Vouga" - 2009.04.08

A Via Crucis e outros caminhos sem cruz!


Há uma apropriação da cruz traduzida na diversidade de expressões. Provavelmente, a mais anacrónica, desajustada, abusiva, é a que grupos, indivíduos, clãs ostentam em total desrespeito pelo valor que lhe dá o Crucificado. Algumas vezes como que a exorcizar, outras, sem decoro, a decorar pescoços, tatuagens,…. tudo! É a dessacralização do sagrado, poder-se-á (a custo!) admitir. Mas custa!

O caminho da cruz também propicia a analogia com outras expressões um pouco mais aceitáveis, porque inspiradas na autenticidade e expressividade dos últimos dias em Jerusalém, palmilhados sob o peso das incompreensões.

Torna-se aceitável o mimetismo, porque a expressão faz evidenciar o organismo, que aqui é o Caminho de Jesus para o Calvário! Daí os caminhos de dor serem confundidos com caminhos de cruz!

Neste dias, que vão sendo sinal dos últimos, somos confrontados com autênticos caminhos de dor. Por um lado, a dor da perda (o sismo de Itália, por exemplo), a dor de quem não tem nada (um pouco por todas as vias dos cinco continentes); por outro, os caminhos sem qualquer sinal da bondade, da generosidade, do compromisso com a verdade, … da Cruz (ruas de Londres ou Estrasburgo; Nações Unidas em Nova Iorque, Coreia do Norte)!

Até onde irão estas duas vias?

Parece evidente que prolongar-se-ão, lado a lado, até ao infinito se ninguém as fizer convergir.

E nestes momentos (do ano e do tempo que é este) o despojamento (do fútil e ignóbil) pode fazer a diferença. E, entre tantos caminhos sem cruz, é possível desbravar manhãs de Ressurreição!?

Para já, o mundo olha para um novo Simão de Cirene, agora chama-se Obama… e todos se juntam para o ouvir, deixar-se fotografar com ele,… mas, não convém, deixar que o Essencial, nesta via de descoberta em comum, se perca no meio do barulho da multidão. Corre-se o sério risco, que é já, da única saída realmente objectiva ser… a dos fotógrafos!?

Já não basta caminhar para fazer o caminho!

1 comentário:

Anónimo disse...

A Cruz está sempre presente em todos os caminhos, mesmo naqueles que aparentam não o ter.

Para o crente, é na cruz e no amor de Deus que a nossa vida faz sentido.

Uma Santa Páscoa.
Andrea