Em frente, vamos!.

EM FRENTE, VAMOS! Com presença, serenidade e persistência, há boas razões para esperar que isto é um bem...

Páginas

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

PL, in "Correio do Vouga" - 2009.01.21

Frio, muito frio!


Uma semana muito quente em frio!

Quando nos aproximamos do âmago das questões, dos problemas, é frequente referir que… “está a aquecer”! Ora, com tantas matérias prementes, novas, por serem tão frias ao comum dos mortais até poderão dar a entender que estão a ficar quentes na proximidade!

Elejam-se cinco referências:

Os professores voltaram à greve. Que solução para este confronto interminável? A liça é tão fria que é geradora de calor; quentinho, bem quentinho!

Linhas estratégicas do Partido Socialista para a próxima legislatura. Ainda está frio para essas matérias, não?

E, por falar em PS, porque não falar no frio que obrigou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) a accionar esta segunda-feira passada, em todos os distritos, o alerta laranja (o segundo mais grave de uma escala de quatro) devido à chuva e vento forte, neve e agitação marítima.

E enquanto as referências deste apontamento vão discorrendo pelo teclado, entra-nos pela casa dentro o debate sobre o referendo popular em Viana do Castelo para decidir da adesão à comunidade intermunicipal Minho-Lima. Quão frias estão a cidadania, o dever de participação, a construção de uma comunidade em maioridade!?

Mundial de futebol Portugal-Espanha, em 2018 e, senão der, em 2022!? Frio, muito frio, mas… “we can!”

E, por fim, BaracK Obama! “Yes, we can!”

Chegou a hora de uma nova geração de liderança! A Rússia tem um presidente novo. Os Estados Unidos erguem agora, sob a bandeira da esperança, um novo ciclo da nossa história. Afinal, apenas será necessário que as pessoas se unam e acreditem que é possível; que o ambiente, sim o ambiente, mude na face da Terra e que o dinheiro tenha o justo valor, o valor faciado e não o disfarçado, especulado, roubado. Não se pode aceitar que uns poucos, sem escrúpulos, possam continuar a destruir o património colectivo que é a Terra (alimentos, energia, petróleo, comunicações) através de especulação permanente do valor das coisas. Uma Terra com valores, sim, nós podemos!

Sem comentários: