Em frente, vamos!.

EM FRENTE, VAMOS! Com presença, serenidade e persistência, há boas razões para esperar que isto é um bem...

Páginas

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

PL, in "Correio do Vouga" - 2008.12.09

PIGS fora de circulação!

Em Setembro de 2008, para definir o défice de Portugal, Itália, Grécia e Espanha o jornal 'Financial Times' (FT) retomou o acrónimo PIGS, ou porcos, em português -. Na altura o presidente da APECOM (Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas) disse que era motivo para um "incidente diplomático".

A imprensa portuguesa, nomeadamente o Diário de Notícias, deu destaque ao assunto que recordamos, intitulando o mau gosto do FT, expresso no artigo de opinião publicado no dia um, em que, para classificar os défices de Portugal, Itália, Grécia e Espanha - PIGS (o S é de Spain), volta-se à matéria que já o havia feito aquando da adesão de Portugal ao Euro.
Segundo o DN, o FT, em Setembro foi mais longe quando apelida estes países de "pigs in muck" - porcos na pocilga, na tradução literal. "Há oito anos, os porcos chegaram realmente a voar. As suas economias dispararam depois da adesão à Zona Euro (...), mas agora os porcos estão a cair novamente por terra".

O mau gosto foi pelo deficit mas poderia ser por outra coisa qualquer. O problema está em que o editor do FT deixou que se chamasse de porcos a estes países do Sul da Europa.

Naturalmente as autoridades da comunicação foram fazendo eco do desagrado porque os Governos de cada país não podem aceitar este tipo de situação, porque vai muito para além da liberdade de imprensa.

E vem à memória as caricaturas do Profeta Maomé, as de Jesus Cristo, as de João Paulo II, tantas e tantas expressões dos limites à liberdade de ser livre!

E, entretidos com toda esta polémica, ninguém deu conta que Portugal importou 30 toneladas de carne de porco irlandesa desde 30 de Setembro, como “estoirou” estes dias a notícia entre nós! Agora lá vão as autoridades ter de verificar a sua retirada de circulação!

E segundo os órgãos de comunicação social, os países da UE eventualmente afectados, e que por isso deverão também adoptar medidas, são a Alemanha, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Estónia, França, Holanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido e Suécia.

PIGS outra vez!

Depois das autoridades cuidarem dos PIGS de um de Setembro, mais autoridades nos PIGS de 30 de Setembro! E sempre para retirar de circulação! Não há liberdade nesta União!?

É muito porco para uma época só!?

Sem comentários: