Em frente, vamos!.

EM FRENTE, VAMOS! Com presença, serenidade e persistência, há boas razões para esperar que isto é um bem...

Páginas

terça-feira, 23 de setembro de 2008

PL, in "Correio do Vouga" - 2008.09.24

Sem carros!

As coisas que passam, como passam!

É verdade que se faz referência à memória, à falta dela, quando algo, por não ter encontrado consistência, utilidade na vida das pessoas, passa de uso. É assim com tudo o que a vida proporciona e com tudo o que cada um proporciona à vida, à sua e às dos outros.

No desporto, fértil nas idolatrias, há memória de grandes noites europeias de hóquei em patins; de mundiais da mesma modalidade! Os jogos de futebol, nas quartas-feiras europeias e nas tardes de domingo, que faziam parar tudo. Entretanto, só a selecção... Mas também, aí, já se nota um certo desvanecer no entusiasmo. Porque, no fundo, só os feitos vitoriosos contam ou, o heroísmo da atitude, mesmo quando não há vitória! E numa época de vaidades,… não fica registo!

Na música, é incontornável a referência aos festivais da canção da eurovisão. E os mais novos sonhavam embalados pela Heidi e pelo Marco!

Conclui-se, não por estes paradigmas, é certo, mas por tudo o que é a experiência de vida de cada leitor, que as “modas”, entendidas como um sistema de hábitos colectivos, passam, desactualizam. Estes epifenómenos vão como vêm; rápido. Contudo, há-os mais rápidos do que outros. Tudo depende, da marca que deixam, alguns nem marcam uma época, uma estação.

Mesmo assim, quando é investigada a matriz de cada tempo, não é raro encontrar com relevo meritório o que, à época, pareceu efémero.

Se o desejamos no desporto – que nada seja efémero! – muitos mais o queremos noutras áreas da acção humana.

Estão entre estas o Dia Europeu Sem Carros, o dia 22 de Setembro.

O que fazer? Rejeitar ideia? Esgotar a temática?

Pode haver muitas variantes para o assunto mas o caminho para garantir o futuro da vida humana é agir sobre o CO2! E em 2008 o dia foi tratado como se não existisse o problema!

À procura do ideal, para que este seja abrangente, que provoque unanimidades na acção, corremos o risco de nunca alterar nada! Portanto, eis a proposta para 2009: proibir a circulação de todas as viaturas particulares (depois vem a lista exaustiva das excepções, claro!), falta injustificada ou desconto total do vencimento (valores para aplicar na investigação sobre os malefícios) para os absentistas (em todas as actividades, claro!). Todos nós encontraríamos transportes e energias…alternativos!

Sem comentários: