Em frente, vamos!.

EM FRENTE, VAMOS! Com presença, serenidade e persistência, há boas razões para esperar que isto é um bem...

Páginas

terça-feira, 15 de julho de 2008

PL, in "Correio do Vouga" - 2008.07.16

Bucólico e boçal


Género literário sinónimo da poesia pastoril que respeita as convenções clássicas provenientes, sobretudo, das Bucólicas de Virgílio e dos Idílios de Teócrito de Siracusa. Este género enuncia um ideal de vida que canta as belezas da vida do campo, o espaço dos pastores, a ingenuidade dos costumes, a quotidiano tranquilo em simples contacto com a natureza em contraste com os sobressaltos e inquietações da vida urbana.

E todo este enquanto é interrompido e alterado por um boçal ruído preocupante e contagiante. Isto é, pelos hábitos de quem não fala a mesma língua, pelo rude, noviço, ainda não ensinado, ignorante, pela notícia que proveio das proximidades de Loures.

Quinta da Fonte!?

Aquela origem bucólica que sugere o nome, Quinta da Fonte, deu lugar a mais confrontos entre duas comunidades “jogadas” ali por altura da Expo 98.

Os noticiários citaram um habitante que desabafa “Pretos de um lado, ciganos do outro. Tudo junto não resulta. Ainda nos matamos todos.»

A mistura étnica foi criada por altura da Expo, em que, para se construírem acessos e espaços, foi necessário realojar as 2500 pessoas cujas casas (a maioria clandestinas) obstruíam as obras. Serão 40%, da população, de origem africana e 40% cigana, sendo 20% de «outra etnia». O presidente da Câmara de Loures, do que lemos nas notícias, reconheceu «que terá sido um erro despejá-las num mesmo bairro», mas que, atendendo à importância da 'festa', foi a solução mais rápida.

E se tudo isto é preocupante porque a dimensão do problema ultrapassa Loures, portanto, o que faz dele uma preocupação de todos, há o impacto ou a revelação de sentimentos e hábitos adormecidos na “paisagem bucólica” do país que nota-se a mudar, qual chuva miudinha que em tempos teria irrigado de mansinho aqueles campos dos arredores de Lisboa, e vai engrossando, engrossando, ao ponto de já evidenciar que está a formar um pequeno caudal…

Há um rio de opiniões, por essa internet adentro, de indignação mas também, face às incapacidades de conter a corrente,… de convulsão, de revolta, de inadequação à diferença,… preocupante!

Porém, a crítica literário acentua que todo o cenário bucólico pressupõe a descrição de uma utopia passada. Estaremos de acordo?!

Sem comentários: