Vaidade e talento
Está novamente lançada a corrente que unirá varandas e janelas, ruas e praças, os portugueses, no fundo, através do futebol, da selecção de talentos que reúnem condições para poderem ser considerados cidadãos da pátria lusa.
Esta afirmação inicial projecta o que poderá antever-se daqui a um mês na Áustria e Suíça (no Euro de Futebol): estes dias chuvosos são, tradicionalmente considerados como “mau” tempo. Isto porque, tal como já referimos noutra oportunidade, depende do ponto de vista. O tempo, enquanto há tempo, é sempre bom! A maioria considera como mau não ter tempo para nada. Ou seja, não ter tempo é sinónimo de ser “mau”, o mau tempo. Portanto, enquanto o tempo é tempo, como proclama o canto pascal, ninguém espere para o encontrar…procure-o!
Partindo deste princípio, é desejável que se recupere o bom tempo, procurando não cair no fim da oportunidade de transformar em inevitabilidade o que se pode atingir.
Pouco dados à eficácia, dada a nossa secular apetência para o improviso, aí vem um mês de alienação, depois o Verão, as férias, …e tudo o resto pode esperar.
Quais os ecos de Viseu que podem contrariar a tendência?
Um punhado de rapazes bem pagos que já são os maiores do mundo sem ainda lá terem chegado!? Umas bandeiras para, agitadas, sacudirem a crise de momento!?
Em Viseu deve surgir um novo Viriato Lusitano, um herói colectivo (a selecção) que não bloqueia talentos; uma cobertura noticiosa que não ofusque a vida do país (a vida real); um sinal do trabalho honrado dos portugueses pelo mundo; os resultados que se esperam alcançarem em todas as áreas de acção profissional!
Cristiano Ronaldo não é Portugal mas Portugal pode não ganhar alento com o talento de Cristiano Ronaldo!
Mesmo assim, mesmo antes de tudo, é óbvio que um Euro de futebol é uma coisa séria, um jogo de futebol que envolve muitas componentes que exigem tratamento sério. Daí também, uma coisa (o Euro) e outra (os jogos e os jogadores), revelarem muito mais do que na essência são: um conjunto de jogos!
Porém, até agora, só se tem visto luxo, vaidade e alguma solidariedade factual!
Mostrem talento enquanto há tempo!
Sem comentários:
Enviar um comentário