Em frente, vamos!.

EM FRENTE, VAMOS! Com presença, serenidade e persistência, há boas razões para esperar que isto é um bem...

Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

PL, in "Correio do Vouga" - 2008.01.30

Novo ânimo

Até parece que falamos de futebol, ou de outra modalidade qualquer, pelo facto de terem ganho os do nosso coração!?
Não é tanto assim mas também é um bom princípio de deriva! Porque quando não há mais nada para conversar… fale-se pelo menos (e pouco mais do que menos!) do que anima os sentidos!
Então,… falemos…da vida das escolas!
Não, já é repetitivo. Toda a gente fala disso e, desses, muitos até falam sem saber!
Mas há sinais de esperança!
“Os professores são os profissionais em que os portugueses mais confiam e, também, a quem confiariam mais poder no país, e os políticos os menos fiáveis.
A conclusão é de uma sondagem mundial efectuada pela Gallup para o Fórum Económico Mundial.”
A notícia correu célere esta semana!
Entre as profissões a quem dariam mais poder no seu país, os portugueses privilegiaram os professores (32 por cento), os intelectuais (28 por cento) e os dirigentes militares e policiais (21 por cento), surgindo em último lugar, com seis por cento, as estrelas desportivas ou de cinema.
Interessante!?
Quem foram esses três milhões e duzentos mil portugueses?!
A confiança deve-se a quê?
Sobre que matéria foram induzidos os inquiridos?
Estará já em curso uma autêntica marcha para salvar a espécie? Porque o problema de todos os professores (é neles que está o futuro, a preparação do futuro) é garantir que, no futuro, haja professores e professores de confiança!
Assim, os professores portugueses deveriam ser candidatos ao Prémio Nobel da Paz! Em semana em que voltou a passar “Ghandi”, verifica-se que nunca tanta guerra teve tão nobres gestos de dedicação! A luta silenciosa de quem acredita, pacifica mas tenazmente, para educar em paz (os que lhe confiam) e viver em guerra (por não confiarem no seu acto educativo)! E cada aurora é mais um dia na frente de batalha e, ali sem poder faltar, adoecer,… vive ao minuto a urgência de não vacilar porque tem de suscitar conhecimento, desenvolver competências e impregnar tudo e todos de ânimo para o futuro!
Obrigado, Portugal!

Sem comentários: