Em frente, vamos!.

EM FRENTE, VAMOS! Com presença, serenidade e persistência, há boas razões para esperar que isto é um bem...

Páginas

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Jornal Aberto (esdjccg-Ílhavo), Janeiro 2008

Mudar, nem que seja para melhor!

Chegados da interrupção lectiva do Natal, eis-nos em 2008!
E se a nossa vida é marcada, pela verificação de todas as ciências, pela mudança – o nosso Luís de Camões imortalizou-o como ninguém no soneto Mudam-se os tempos: “todo o Mundo é composto de mudança, tomando sempre novas qualidades.” – então, chegados a um novo ano alimentamos os nossos sentidos com a vontade de começar tudo de novo um pouco mais à frente neste caminho que é a vida, ou melhor, na senda das novas tecnologias, nesta tecelagem www (World Wide Web) a vida de cada um está literalmente interligada à de todos os outros pelos mais diversos factores: profissionais, escolares, familiares, desportivos, tecnológicos,… Portanto, depois das últimas badaladas de 2007, com rudimentares propósitos mais ou menos definidos para o novo ano, comprometemo-nos todos os outros que encontramos logo nesse momento e em todos os outros momentos.
Ao querermos mudar, acreditando nessa força (determinação!), assumimos o compromisso de transformar para melhor, salvo as tendências do contra e os insatisfeitos da vida – casos que necessitam da ajuda colectiva -, o mundo que cada um é e onde interage!
Queremos um ano fantástico? Então, analise-se o que esteve menos bem, pondere-se o que há a corrigir, redefinam-se as prioridades e as práticas!
Sabendo que é preciso dedicação absoluta, tanto nas grandes responsabilidades como nas pequenas coisas, um novo ano é um convite ao discernimento empreendedor entre a esperança na eternidade, ser capaz de viver cada dia como se fosse o último mas com a eternidade no horizonte (tudo o que é verdadeiramente importante, o essencial da nossa existência) e o ser
bom e feliz centrado na racionalidade, conhecimento do seu meio físico, social e cultural, conhecimento e respeito pelos outros e pelo mundo ( “Voa: aproveita o dia presente -carpem diem -, confia pouco no amanhã”! - Odes: I-19; Horácio).
E tudo isto apenas porque mudamos, querendo ou não, nem que seja para melhor!?
Mude-se! Esperança para 2008! E…em frente, vamos!

Sem comentários: