Em frente, vamos!.

EM FRENTE, VAMOS! Com presença, serenidade e persistência, há boas razões para esperar que isto é um bem...

Páginas

terça-feira, 9 de abril de 2013

O precipício

Conta-se, em tom jocoso, anedótico, que no momento de início de funções, em jeito de balanço do trabalho produzido pelo executivo anterior, um determinado líder terá prometido: “amigos, com a direção anterior, a nossa organização chegou à beira do abismo!” – apesar de pouco elegante, percebe-se a análise no entusiasmo do momento.
A completar a ideia, veio o remate final, a chave apoteótica – aquela ênfase que espera um encerramento alegre, grandioso, normalmente a culminar com uma estrondosa salva de palmas: “… comigo, vamos dar um passo em frente!”
Ou seja, uma promessa tão esperançosa conduziu os presentes para o receoso precipício!
É aqui que estamos: à beira do abismo! Será que vamos dar um passo em frente?
Tudo nos sugere que, pela forma e fórmula expostas, valerá muito mais dar um passo à retaguarda para poder dar o salto para um futuro melhor.
É urgente dar ferramentas aos criativos e aos jovens para patentearem as suas ideias e fomentarem novas oportunidades.
O jornal Expresso, no âmbito dos seus quarenta anos, dedicou a Aveiro a última edição. Fez manchete com o facto de estarmos perante um caso de esperançoso sucesso: Silicon Valley. Tanto mais que a Universidade de Aveiro fez a apresentação pública e divulgação de finalistas dos Projetos empreendedores a caminho de Silicon Valley.
Neste evento de encerramento dos quatro concursos promovidos pelo Aveiro Empreendedor (CMA|AGIR, AIDA, UA|AAAUA e IEUA Start), os 15 projetos finalistas apresentarão as suas ideias através de um pitch. Os quatro projetos vencedores, irão usufruir de um Programa de Imersão em Silicon Valley.
Como não faltam ideias para pantear, apenas faltará “engenharia financeira” para transformar estes projectos em produto de mercado e com isto… saltar o precipício.
Em boa verdade, também serão necessárias outras estratégias e outros decisores para da dificuldade fazer oportunidade.








Sem comentários: