Em frente, vamos!.

EM FRENTE, VAMOS! Com presença, serenidade e persistência, há boas razões para esperar que isto é um bem...

Páginas

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

in "Jornal Aberto" (Escola Secª D JCCG-Ílhavo), nº 36, Ano XII (Junho/Dezembro 2009)

Distinguir o essencial


Estamos de volta. Agora, já a caminho de 2010.

- Será possível?! Como o tempo passa!?

Esta edição do Jornal Aberto só nesta altura nas nossas mãos pode, aparentemente, revelar-se fora de época. Que o seja. Mas não o será tanto assim.

Vem revelar o caminho que já percorremos este ano escolar. Com menor o maior esforço, está feito!

Também nos permitirá reconhecer, com maior urgência, a determinação em renovar a vontade de prestarmos um serviço socio-educativo que permita uma formação ainda mais integral; complementar à educação que vem de casa, em que a família será (tem por missão sê-lo), os primeiros responsáveis e “professores”.

A escola nada poderá fazer pelos jovens, pelos alunos, que a frequentam, que a fazem ser, sem os pais e a família. Não nos podemos demitir, portanto, da responsabilidade de sermos mais velhos (pais, professores, educadores).

Compete a quem vai à frente, tal como a candeia do ditado popular, iluminar duas vezes. Quem diz duas, diz todas as que são necessárias. Por isso, coloquemos (todos, a escola toda) a nossa luz no essencial para conseguir iluminar alguma coisa: fazer das dificuldades oportunidades. Isto é, sem amolecer, relativizar o “monstro” e andar para a frente de forma serena e confiante.

Sem cada um tiver um bocadinho para parar e discernir o que é importante, metade dos problemas ficam resolvidos!

Ah! Se possível, que ninguém pare sozinho!

Sem comentários: