Em frente, vamos!.

EM FRENTE, VAMOS! Com presença, serenidade e persistência, há boas razões para esperar que isto é um bem...

Páginas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

PL, in "Correio do Vouga" - 2008.02.20

Bolas

O título pode ser sugestivo!

Se por um lado reporta, neste contexto, a todas as possibilidades de análise sobre os vários desportos; noutra perspectiva interpretativa poder-se-á tratar como que de uma interjeição, exprimir um estado emocional de saturação perante a repetição: outra vez!

Ambas as interpretações têm cidadania neste tempo de grandes confrontos!

Bolas pela maioria dos desportos de concorrência oposta ter como ferramenta a bola. Pelo potencial existente no movimento impelido por uma força sobre um corpo esférico, a competição directa (o objectivo de um contrário é directamente oposto ao de outro) necessita que algo obedeça a uma determinada pressão o maior tempo possível e, assim, na menor distância-velocidade, a bola atinja o fim. Futebol, basquetebol, ténis, hóquei em patins, andebol,…e até o famoso jogo de Rugby está na lista. Bolas…

Bolas?!

Exactamente! Alguma saturação por continuamente chegar à peleja tanta sabedoria proferida de forma infundada. E cá entramos novamente no campo das matérias da educação. Não é possível ouvir comentar que os objectivos individuais na avaliação dos docentes são decididos para toda a escola; que todos concordam com a avaliação mas com esta é que não, etc., etc. Dá ideia que todos concordamos com tudo o que não seja para agora, ou que seja para nunca!

E porque não queremos ir mais além nesta matéria, deveras incómoda, passemos a outros incómodos, também eles geradores de muito incómodo!

Bolas para a situação em Timor!

Todos os portugueses olham para aquele país com um carinho de impotência! E 1999 não foi assim há tanto tempo!

É com o mesmo olhar sobre os conflitos que recomeçam, para já apenas na via diplomática por causa da questão da independência do Kosovo, que ao pensar naquela zona nevrálgica da Europa, recorda-se o início da Primeira Grande Guerra, o desencadear da segunda,… bolas!

Ou seja, quanto maior for a força exercida sobre um corpo que roda sobre si mesmo, maior é o risco de não conseguir controlar o ímpeto! Bolas, vamos com calma!?

Sem comentários: